fbpx
Chanel – Crystal House
4 de maio de 2014
A arquitetura dos doces
6 de maio de 2014
 

Cinema movido à energia solar

A Rede Cine A está construindo em Itajubá, Sul de Minas, um complexo com geração própria de energia, sistema de captação de água da chuva e estacionamento para recarregar carro elétrico. São quatro salas com o que há de mais moderno em tecnologia de som e imagem no empreendimento que ultrapassa os 10 milhões de reais em investimento. Um cinema de rua, moderno, tecnológico e sustentável, o ttprimeiro da América Latina movido à energia solar.
O empreendimento tem captação e reaproveitamento de água da chuva, usina solar própria para geração de energia fotovoltaica, além de espaços que incentivam o uso da bicicleta, descarte do lixo eletrônico e até a recarga de carros elétricos. Além, claro, de quatro salas com o que existe de mais avançado em som Dolby Atmos e imagem 3D e 4K.
O primeiro cinema autossustentável do Brasil é em Itajubá, cidade com cerca de 100 mil habitantes que fica no Sul de Minas Gerais, ao pé da Serra da Mantiqueira, onde a partir de dezembro de 2018, itajubenses, visitantes e moradores da região passarão a utilizar este inédito espaço de lazer, cultura e sustentabilidade que é motivo de orgulho para todo o Brasil.
O complexo tem 4.058 m² de área construída e fica localizado no bairro Estiva, próximo ao Teatro Municipal e prefeitura da cidade. Além das salas de exibição e da estrutura tradicional de um cinema, são dois restaurantes, academia ao ar livre, espaço para prática de Yoga, Slackline, meditação e dança. O projeto arquitetônico tem um design arrojado e elegante, com foco em conforto e lazer.
“Os cinéfilos precisam de mais cinemas de rua. O mundo precisa de mais ações sociais e construções inteligentes. Essa é a nossa proposta, com a construção desse complexo moderno, inovador e autossustentável. Vamos juntos construir um mundo melhor. Um lugar limpo, rico de cultura e repleto de emoção”, afirma Silvio Gutierris, diretor da Rede Cine A.

 

E nergia limpa A usina solar terá capacidade para gerar 24 mil KWH/mês, quantidade suficiente para abastecer todo o complexo. A energia sustentável e limpa é produzida através da irradiação solar. As células fotovoltaicas presentes nos semicondutores interligados das placas geram partículas de energia quando expostas à luz. O sistema pode funcionar mesmo com baixa irradiação solar. A usina do Cine A Itajubá é certificada internacionalmente (LEED).

Captação de água
Um sistema de cisternas para o reaproveitamento da água da chuva simultâneo à água de reuso foi implantado e terá capacidade de armazenamento pleno de até 40 mil litros de água, o que representará uma economia de até 50% do recurso hídrico potável necessário para o abastecimento da unidade.

Carregador de carro elétrico
Outra novidade trazida pelo complexo do Cine A é o estacionamento com carregador para carros elétricos. A recarga tem o benefício de reduzir a poluição sonora e do ar. Qualquer pessoa pode abastecer seu carro elétrico ou híbrido sem custo algum, durante o horário de funcionamento do cinema.

Estacionamento para bicicletas
Itajubá é a cidade do Sul de Minas onde os moradores mais utilizam bicicletas como meio de transporte e para incentivar ainda mais essa alternativa sustentável de mobilidade urbana, o complexo terá bicicletários seguros.

Coleta de lixo eletrônico
Fechando o ciclo da sustentabilidade, o cinema terá locais para o descarte correto do lixo eletrônico. As pessoas poderão levar seus computadores, monitores, aparelhos telefônicos e celulares, baterias, pilhas, cabos, TV’s, câmeras fotográficas, impressoras e tudo mais o que estiver inutilizado e estragado em casa. Esse tipo de material, quando descartado de forma incorreta, provoca sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Sobre a Rede Cine A
A mais completa Rede de Cinemas do Sul de Minas e Leste Paulista nasceu em 12 de novembro de 2004, na cidade de Machado, Minas Gerais. Atualmente, conta com unidades localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará.

Magson Gomes – Jornalista
magsongomes@gmail.com
www.terradomandu.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *