fbpx
Volkspod
6 de janeiro de 2020
Moda e Decór marcam Milão
21 de junho de 2022
 

Arquitetura e Sustentabilidade
Arquitetos criam telhado que armazena água de chuva e resfria o ambiente.
Muitos projetos são criados para atender a essa demanda tão emergente e necessária e criar principalmente soluções que não agridam o meio ambiente e que ajudem as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida.


C riado pelo escritório de arquitetura e paisagismo iraniano BM Design Studios, o Concave Roof é um sistema de coberturas inclinadas que lembram a forma de tigelas e que permite armazenar a água da chuva em climas áridos, como o do Irã, além de promover um resfriamento natural ao ambiente.
O principal objetivo é atender regiões áridas, que sofrem com a falta de chuva e que têm dificuldade de armazenar água, tendo em vista as altas taxas de evaporação causadas pelo clima quente.

 

No projeto, o telhado é feito com a sobreposição de uma cobertura côncava, que fica em cima de uma convexa. Esse telhado duplo foi projetado para coletar mesmo as menores quantidades de água da chuva e permite que as gotas se concentrem em um ponto de coleta central, evitando que evaporem rapidamente. A água armazenada é canalizada para reservatórios que ficam localizados entre as paredes do edifício. O resfriamento natural acontece graças ao formato do telhado que permite sombra e movimento de ventilação. Além disso, os prédios e pátios são mais fundos e utilizam a técnica de arquitetura bioclimática, que consiste em promover troca de calor entre as paredes e a terra.
Os arquitetos estimam que é possível recolher cerca de 28 metros cúbicos de água de chuva, no caso de um prédio de 923 metros quadrados de superfície de telhado côncavo.


Arquitetos: BMDesign Studios
Localização: Jiroft, Kerman province, Irã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *