fbpx
Chanel – Crystal House
4 de maio de 2014

Casa de Vidro, projeto de Lina Bo Bardi.

 

Ícone da arquitetura moderna

Quem é apaixonado por arquitetura, design, urbanismo e também pela arte popular brasileira não pode deixar de conhecer a Casa de Vidro, residência do casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos.
Considerada ícone da arquitetura moderna no Brasil, a Casa de Vidro foi o primeiro projeto construído da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. O loteamento da antiga Fazenda de Chá Muller Carioba, na região do Morumbi, em São Paulo, foi o local escolhido para construção, iniciada entre 1950 e 1951.
A residência ganhou este nome por sua fachada imponente de vidro que parece flutuar sobre pilares. O seu jardim, que ocupa uma área de 7.000 m2, expressa o amor do casal pela riqueza natural brasileira.
Cuidadosamente planejado e plantado pela própria Lina, a vegetação rasteira da época transformou-se em floresta particular, com trilhas decoradas com pedras e cacos de cerâmica.


Além de marco arquitetônico, a Casa de Vidro tornou-se ponto de encontro de artistas, arquitetos e intelectuais, como grandes nomes: Max Bill, Steinberg, Gio Ponti, Calder, John Cage, Aldo van Eyck e Glauber Rocha. O local servia como um espaço para discussões culturais, ideológicas e sociais. Tombada pelo CONDEPHAAT em 1987, a Casa de Vidro é um local de pesquisa e troca de ideias entre pesquisadores, profissionais e estudantes do Brasil e do exterior.
Atualmente, ela abriga a sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi que tem como objetivo promover e divulgar a arquitetura, design, urbanismo e arte popular brasileira, mantendo vivo o pensamento e obra do casal no cenário cultural brasileiro.
O Instituto Bardi/ Casa de Vidro abre ao público de quinta-feira a sábado. As visitas são guiadas por educadores e acontecem nos seguintes horários: 10h00, 11h30, 14h00 e 15h30. Porém, há um limite de 15 pessoas por horário. A recomendação é chegar com 10 minutos de antecedência.

50 Anos do MASP
Em novembro, o MASP, o museu mais famoso de São Paulo, completou cinco décadas. Para celebrar a data, a Casa de Vidro inaugurou a Exposição “O MASP de Lina, Croquis de Processo, 50 Anos do Edifício na Avenida Paulista”.
A mostra, que integrou a série Acervo Aberto do Instituto Bardi/ Casa de Vidro, reuniu desenhos à mão, imagens e documentos que revelaram o processo criativo de Lina Bo Bardi, do pensamento à obra construída.
Segundo a diretora cultural do Instituto Bardi e curadora da exposição, Sol Camacho, a mostra foi uma oportunidade única para conhecer documentos e informações do acervo raramente compartilhados com o público.
Além dos croquis, o salão principal da Casa de Vidro apresentou ainda maquetes inéditas, fotografias e cartas originais relacionadas ao projeto de um dos mais importantes museus do mundo.

 

A Casa de Vidro
Rua General Almério de Moura, 200 - São Paulo / SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *